Intranet SDA

SDA recebe representantes do BNDES, FIDA e GCF para Missão de Arranque do projeto Sertão Vivo

Entre os dias 01 e 03 de outubro, recebemos em nossa sede os representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),  Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Fundo Verde do Clima (GCF) para a Missão de Arranque do projeto Sertão Vivo. 

Durante os três dias foram discutidos temas como a situação atual do Sertão Vivo, governança, aquisição e capacitação de ATER, gestão financeira e administrativa, monitoramento e avaliação, sistemas do FIDA e do BNDES, entre outros temas. 

O secretário em exercício da SDA, Marcos Jacinto e a secretária de Fomento Produtivo e Agroecologia, Irineuda Lopes, presidiram a abertura da missão e recepcionaram a comitiva. O Ceará é o primeiro estado a iniciar as atividades do projeto, que beneficiará a população rural do semiárido do Nordeste brasileiro.

Sobre o Projeto Sertão Vivo

No Ceará, serão beneficiadas 63.111 famílias de 72 municípios. Serão investidos R$ 251,6 milhões para o desenvolvimento da agricultura familiar do Ceará. As ações serão organizadas em três componentes: financiamento de sistemas produtivos resilientes ao clima (CRPS); financiamento de acesso à água para produção; e gestão do conhecimento e ampliação de escala. 

Com o Sertão Vivo, serão implantados sistemas de produção resilientes a mudanças climáticas e construídos reservatórios de água para uso na lavoura, como cisternas-calçadão, barreiros, trincheiras e barragens subterrâneas. As ações estão alinhadas às diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do Estado e ao seu planejamento de longo prazo (Ceará 2050), que, em seus eixos e programas, enfatizam a redução da pobreza rural, o acesso à água, a elevação do padrão de vida dos agricultores familiares, a inclusão socioeconômica e a sustentabilidade ambiental. 

Na tarde de ontem (2), o secretário em exercício, Marcos Jacinto, secretária executiva, Irineuda Lopes, o secretário executivo, Taumaturgo Júnior, o secretário da Seplag, Alexandre Cialdini, e técnicos da SDA acompanharam os nossos convidados em o encontro com o Governador do Ceará, Elmano de Freitas.

Na ocasião, os secretários e os representantes apresentaram ao governador Elmano de Freitas o novo representante do FIDA que está chegando ao Brasil, Arnoud Hameleers, além de dialogar sobre atual estágio de andamento do projeto Sertão Vivo e o objetivo do workshop de arranque. A reunião também tratou da situação do projeto Paulo Freire II que está na fase de negociação contratual.