Intranet SDA

Arraiá da SDA reúne colaboradores e celebra tradições juninas em clima de confraternização

O estacionamento da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) foi palco, na quarta-feira (24), de uma animada celebração das tradições nordestinas durante o Arraiá da SDA. O evento reuniu servidores, colaboradores e autoridades em uma noite marcada por muita alegria, integração e valorização da cultura popular.

Entre comidas típicas, muito forró, sorrisos e reencontros, os participantes puderam fortalecer os laços de convivência e celebrar o espírito de equipe que marca o dia a dia da Secretaria. A festividade contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Taumaturgo Júnior, da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, do secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, e da secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes.

O clima festivo ganhou ainda mais animação com a transmissão da partida da Seleção Brasileira, que venceu a Escócia por 3 a 0. A vitória foi acompanhada com entusiasmo pelos presentes, tornando a confraternização ainda mais especial.

🌽✨ É amanhã!

O clima junino vai tomar conta da SDA com uma tarde de muita animação, forró e confraternização. 🎉🌵

A partir das 17h, o nosso estacionamento recebe o tradicional Arraiá da SDA, com shows de Trio Forrozim e Dose Dupla, além da transmissão ao vivo de Brasil x Escócia em telão para ninguém perder nenhum lance.⚽

Vista seu traje junino, reúna os colegas e venha celebrar com a gente!

📍 Estacionamento da SDA
📅 24 de junho
⏰ 17h

💚💛 Esperamos você para uma tarde de alegria, muito forró e torcida!

 

SDA, PSJ e Banco Mundial iniciam missão “Colheita” para avaliar avanços e fortalecer ações para a agricultura familiar cearense

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o Projeto São José (PSJ) e o Banco Mundial deram início, nesta segunda-feira (22), à missão “Colheita”, que segue até a próxima segunda-feira (29). A agenda tem como objetivo avaliar os avanços alcançados, discutir desafios e alinhar estratégias para fortalecer a execução das ações do Projeto São José IV.

A abertura dos trabalhos ocorreu em formato híbrido e foi conduzida pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Taumaturgo Júnior, com a participação de representantes do Banco Mundial, da Unidade de Gerenciamento do Projeto São José (UGP/PSJ) e de instituições parceiras.

Durante o encontro, o secretário destacou a importância da missão para o aperfeiçoamento das iniciativas desenvolvidas no meio rural cearense. “Estamos avaliando e discutindo o Projeto São José, especialmente os componentes produtivos e de saneamento rural, buscando cada vez mais o alinhamento necessário para a implantação desses importantes projetos para a zona rural cearense. É com esse compromisso que o governador Elmano de Freitas segue firmando parcerias e realizando entregas junto às prefeituras, associações e cooperativas em todos os territórios do Ceará”, afirmou o titular da SDA.

A atividade contou ainda com a presença de representantes do Instituto Agropolos, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), do Instituto Sisar e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), além das gerências e assessorias ligadas ao projeto.

O coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, ressaltou o papel da cooperação institucional para a execução das políticas públicas. “Nós estamos sempre com essa disposição para trabalhar levando políticas públicas que transformem a vida das pessoas. Agradeço aos nossos parceiros, que são fundamentais para o desenvolvimento do projeto, como Cagece, Sohidra, Ematerce, Instituto Agropolos, Nutec e Sisar”, destacou.

Programação

Representando o Instituto Agropolos, o presidente Neto Rebouças enfatizou a relevância da missão para a continuidade e aperfeiçoamento das ações já executadas. “Esta missão foi denominada ‘Colheita’ por representar os resultados de tudo o que vem sendo desenvolvido pelo Projeto São José. O Agropolos participa ativamente como coexecutor e considera muito importante acompanhar os resultados e discutir aperfeiçoamentos para que o projeto continue avançando e beneficiando mais pessoas no Ceará”, pontuou.

A programação da missão prevê, ao longo da semana, reuniões bilaterais entre consultores do Banco Mundial e equipes das diversas áreas do Projeto São José, além de visitas de campo para acompanhamento das ações implementadas nos territórios beneficiados.

A economista agrícola sênior do Banco Mundial, Marie Paviot, destacou o compromisso das instituições envolvidas em fortalecer a iniciativa. “Temos desafios no projeto e pontos que precisam ser aprimorados, mas também vemos uma grande mobilização dos parceiros para garantir seu sucesso. Estamos aqui para analisar o que deu certo, identificar oportunidades de melhoria e fortalecer as políticas públicas voltadas ao Ceará”, afirmou.

No fim da missão será elaborado um memorando contendo os principais encaminhamentos e acordos firmados entre o Banco Mundial e o Governo do Estado do Ceará, por meio da SDA e da coordenação do PSJ.

🌽🎶 Faltam apenas 2 dias para o nosso Arraiá da SDA! 💚💛


A contagem regressiva já começou! Prepare o traje junino, reúna a animação e venha celebrar conosco em uma tarde de muita alegria, música, comidas típicas e confraternização.

✨ Esperamos você para viver esse momento especial e fortalecer ainda mais os laços da nossa equipe!

📍 Estacionamento da SDA
🗓️ 24 de junho (quarta-feira)
⏰ 17h

🌽🎶 O clima junino vai tomar conta da SDA!

No dia 24 de junho, às 17h, o estacionamento da Secretaria do Desenvolvimento Agrário será palco do nosso tradicional Arraiá da SDA, com muita música, animação e aquele espírito de confraternização que faz parte das festas juninas.

A programação conta com shows de Dose Dupla e Trio Forrozim, além da transmissão ao vivo do jogo Brasil x Escócia em telão para ninguém perder nenhum lance.

Vista seu traje junino, reúna os colegas e venha celebrar com a gente!

📍 Estacionamento da SDA
🗓️ 24 de junho (quarta-feira)
⏰ 17h

💚💛 Esperamos você para uma tarde de alegria, forró e muita torcida! 🌵⚽🎉

SDA promove palestra sobre prevenção e combate ao assédio moral

Como parte das ações voltadas à promoção de um ambiente de trabalho mais saudável, respeitoso e acolhedor, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou, nesta quarta-feira (17), às 9h, no Auditório da instituição, a palestra “Prevenção e Combate ao Assédio Moral”

A atividade teve como objetivo sensibilizar servidores e colaboradores sobre a importância da construção de relações profissionais pautadas pela ética, pelo respeito e pela valorização das pessoas. Durante a palestra, foram abordados conceitos relacionados ao assédio moral, formas de identificação, impactos na saúde e no ambiente organizacional, além de orientações sobre prevenção e enfrentamento dessas práticas.

A iniciativa integra o compromisso da SDA com a promoção de uma cultura institucional baseada no diálogo, na convivência harmoniosa e na garantia de um ambiente de trabalho seguro e livre de qualquer forma de violência ou discriminação.

2ª edição do Terras Secas destaca sustentabilidade e lança plano estadual de combate à desertificação

Ambientalistas, estudantes, especialistas e pesquisadores participaram, nesta terça-feira (16), da segunda edição do evento Terras Secas, realizada na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em Fortaleza. A iniciativa reuniu representantes de instituições públicas, comunidade acadêmica e organizações ligadas à temática ambiental para discutir os desafios e as soluções voltadas à convivência sustentável com o semiárido cearense.

Realizado pela SDA, pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o encontro teve como tema “Prevenir a desertificação e fortalecer a sustentabilidade no semiárido”. A programação abordou estratégias de adaptação às mudanças climáticas, ações de restauração da Caatinga e alternativas para impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.
Representando a secretário da SDA, Taumaturgo Júnior, o secretário executivo Marcos Jacinto destacou a importância da articulação entre diferentes setores da sociedade para o enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas e da desertificação. “Para a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, tivemos muita alegria de ter sediado a segunda edição do seminário Terras Secas, um momento importante de reunir a academia, pesquisadores, professores, técnicos e técnicas, agentes públicos, para um amplo debate sobre as mudanças climáticas e o combate à desertificação. E dentro da programação, além de todos esses painéis, as mesas de debate, a gente teve dois momentos importantes, que foi o lançamento do Plano Brasileiro de Combate à Desertificação aqui no Estado do Ceará e também o lançamento do Plano Estadual de Combate à Desertificação. Então é essa a perspectiva, para a gente poder juntar governos, sociedade civil, para que a gente possa ampliar o debate, mas também fortalecer as ações e as políticas que possam mitigar os efeitos das mudanças climáticas e também da desertificação aqui no nosso Ceará”, destacou. O evento contou também com a presença da secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes.
O secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Ramon Rodrigues, ressaltou a relevância do evento para integrar experiências e transformar estudos em ações concretas voltadas ao desenvolvimento sustentável do semiárido. “Este é um importante evento para a troca de experiências e boas práticas no combate à desertificação e às mudanças climáticas. Apesar de ser um tema discutido há muitos anos, ainda há muito a ser feito, principalmente em relação à sustentabilidade do nosso bioma. Hoje, contamos com a participação de representantes dos governos federal, estadual e municipal, além do Poder Legislativo, que buscam integrar ações já desenvolvidas e estudos realizados, transformando-os em projetos concretos capazes de gerar mais sustentabilidade para as comunidades do semiárido nordestino”, detalhou o titular da SRH.

Intercâmbio de experiências e lançamento de plano estadual

Além dos debates, o evento serviu como espaço para o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre pesquisadores, gestores públicos e especialistas que atuam na preservação ambiental e na gestão dos recursos naturais no Ceará. O diretor técnico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Francisco Vasconcelos Júnior, destacou a importância da integração entre ciência e gestão pública no enfrentamento dos desafios climáticos do semiárido.
“O papel da Funceme no Terras Secas 2 é unir a ciência climática com a informação, trazendo dados e informações espaciais que contribuam para o desenvolvimento, a produção e também para a tomada de decisão do agricultor, permitindo que ele aprimore sua produção dentro do nosso semiárido. As mudanças do clima trazem uma pressão cada vez maior para essa região. Contudo, a conexão com a SRH, a Sema e, principalmente, o trabalho integrado entre as instituições nos fortalece na construção da resiliência necessária para enfrentar esses desafios.”, afirmou o representante da Funceme.

Durante a programação, foi lançado o Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca do Ceará (PAE-CE), instrumento estratégico que orientará ações de enfrentamento à degradação ambiental e fortalecimento da resiliência das populações que vivem nas áreas suscetíveis à desertificação.

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Karyna Leal, destacou o caráter participativo da construção do documento e sua importância para o futuro sustentável do estado. “Hoje entregamos um plano que passou por rigoroso processo de atualização e que foi construído de forma participativa. Ele é o resultado do diálogo, da ciência e da sabedoria e conhecimento popular. E coube a Sema a responsabilidade de conduzir essa revisão e atualização. O que só foi possível graças ao apoio fundamental do MMA, do Proades, e claro, das equipes técnicas da Sema, SDA, SRH e Funceme. O PAE não é apenas um documento com um conjunto de regras e metas. Trata-se de um pacto em prol da sustentabilidade local e regional. Um caminho para a ação. Escolhemos desafiar a desertificação e transformar a terra seca em terra de oportunidades”, pontuou.

Palestra Prevenção e Combate ao Assédio Moral

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário convida servidores, colaboradores e demais interessados para a palestra “Prevenção e Combate ao Assédio Moral”, um momento de reflexão, conscientização e fortalecimento de relações de trabalho pautadas no respeito, na ética e na valorização das pessoas.

📅 Data: 17 de junho
🕘 Horário: 9h
📍 Local: Auditório da SDA – Av. Bezerra de Menezes, 1820, São Gerardo, Fortaleza/CE

Sua participação é fundamental para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável, acolhedor e livre de qualquer forma de assédio.

Participe! 🤝💚

📣 É amanhã! 📣


Nesta terça-feira (16), a SDA, a SEMA, a SRH e a Funceme realizam o evento Terras Secas II – Prevenir a desertificação e fortalecer a sustentabilidade no semiárido, reunindo especialistas, pesquisadores e representantes de instituições públicas para debater estratégias de adaptação às mudanças climáticas, restauração da Caatinga e desenvolvimento sustentável para as comunidades rurais.

Durante o evento, será lançado o Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca do Ceará (PAE-CE), um importante instrumento para fortalecer a resiliência climática e promover a sustentabilidade no território cearense.

Confira a programação.

📍 Auditório da SDA
📅 16 de junho
⏰ A partir das 8h

SDA promove palestra sobre gestão de resíduos em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Colaboradores da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) participaram, nesta terça-feira (9), da palestra “Gestão de Resíduos”, promovida pelo Projeto São José em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A atividade foi realizada com o objetivo de sensibilizar os servidores e fortalecer as ações voltadas à sustentabilidade e à gestão ambiental no ambiente institucional, envolvendo colaboradores de todo o Sistema SDA.

A formação contou com as presenças do secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, e com a secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes. A palestra foi ministrada pela coordenadora de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), Caroline Rosa, que abordou práticas relacionadas ao gerenciamento adequado de resíduos, à preservação ambiental e à adoção de hábitos sustentáveis no cotidiano das instituições públicas.

A iniciativa reforça o compromisso da SDA e do Projeto São José com a promoção da consciência ambiental e o fortalecimento de práticas sustentáveis no serviço público. A ação contribui para a preservação dos recursos naturais e para a melhoria da qualidade de vida da população.

SDA promove ação em alusão do Dia Mundial do Meio Ambiente


O Projeto São José vai comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta terça-feira (9). Será um evento voltado aos colaboradores do Sistema SDA, com o objetivo de promover a sensibilização e o fortalecimento das ações relacionadas à sustentabilidade e à gestão ambiental no ambiente institucional.

A programação contará com:

* 08h – Café da manhã de acolhimento
* 09h – Abertura
* 09h30 – Palestra da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA), com o tema “Gestão de Resíduos”