Intranet SDA

🌽✨ É amanhã!

O clima junino vai tomar conta da SDA com uma tarde de muita animação, forró e confraternização. 🎉🌵

A partir das 17h, o nosso estacionamento recebe o tradicional Arraiá da SDA, com shows de Trio Forrozim e Dose Dupla, além da transmissão ao vivo de Brasil x Escócia em telão para ninguém perder nenhum lance.⚽

Vista seu traje junino, reúna os colegas e venha celebrar com a gente!

📍 Estacionamento da SDA
📅 24 de junho
⏰ 17h

💚💛 Esperamos você para uma tarde de alegria, muito forró e torcida!

 

SDA, PSJ e Banco Mundial iniciam missão “Colheita” para avaliar avanços e fortalecer ações para a agricultura familiar cearense

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o Projeto São José (PSJ) e o Banco Mundial deram início, nesta segunda-feira (22), à missão “Colheita”, que segue até a próxima segunda-feira (29). A agenda tem como objetivo avaliar os avanços alcançados, discutir desafios e alinhar estratégias para fortalecer a execução das ações do Projeto São José IV.

A abertura dos trabalhos ocorreu em formato híbrido e foi conduzida pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Taumaturgo Júnior, com a participação de representantes do Banco Mundial, da Unidade de Gerenciamento do Projeto São José (UGP/PSJ) e de instituições parceiras.

Durante o encontro, o secretário destacou a importância da missão para o aperfeiçoamento das iniciativas desenvolvidas no meio rural cearense. “Estamos avaliando e discutindo o Projeto São José, especialmente os componentes produtivos e de saneamento rural, buscando cada vez mais o alinhamento necessário para a implantação desses importantes projetos para a zona rural cearense. É com esse compromisso que o governador Elmano de Freitas segue firmando parcerias e realizando entregas junto às prefeituras, associações e cooperativas em todos os territórios do Ceará”, afirmou o titular da SDA.

A atividade contou ainda com a presença de representantes do Instituto Agropolos, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), do Instituto Sisar e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), além das gerências e assessorias ligadas ao projeto.

O coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, ressaltou o papel da cooperação institucional para a execução das políticas públicas. “Nós estamos sempre com essa disposição para trabalhar levando políticas públicas que transformem a vida das pessoas. Agradeço aos nossos parceiros, que são fundamentais para o desenvolvimento do projeto, como Cagece, Sohidra, Ematerce, Instituto Agropolos, Nutec e Sisar”, destacou.

Programação

Representando o Instituto Agropolos, o presidente Neto Rebouças enfatizou a relevância da missão para a continuidade e aperfeiçoamento das ações já executadas. “Esta missão foi denominada ‘Colheita’ por representar os resultados de tudo o que vem sendo desenvolvido pelo Projeto São José. O Agropolos participa ativamente como coexecutor e considera muito importante acompanhar os resultados e discutir aperfeiçoamentos para que o projeto continue avançando e beneficiando mais pessoas no Ceará”, pontuou.

A programação da missão prevê, ao longo da semana, reuniões bilaterais entre consultores do Banco Mundial e equipes das diversas áreas do Projeto São José, além de visitas de campo para acompanhamento das ações implementadas nos territórios beneficiados.

A economista agrícola sênior do Banco Mundial, Marie Paviot, destacou o compromisso das instituições envolvidas em fortalecer a iniciativa. “Temos desafios no projeto e pontos que precisam ser aprimorados, mas também vemos uma grande mobilização dos parceiros para garantir seu sucesso. Estamos aqui para analisar o que deu certo, identificar oportunidades de melhoria e fortalecer as políticas públicas voltadas ao Ceará”, afirmou.

No fim da missão será elaborado um memorando contendo os principais encaminhamentos e acordos firmados entre o Banco Mundial e o Governo do Estado do Ceará, por meio da SDA e da coordenação do PSJ.

🌽🎶 Faltam apenas 2 dias para o nosso Arraiá da SDA! 💚💛


A contagem regressiva já começou! Prepare o traje junino, reúna a animação e venha celebrar conosco em uma tarde de muita alegria, música, comidas típicas e confraternização.

✨ Esperamos você para viver esse momento especial e fortalecer ainda mais os laços da nossa equipe!

📍 Estacionamento da SDA
🗓️ 24 de junho (quarta-feira)
⏰ 17h

🌽🎶 O clima junino vai tomar conta da SDA!

No dia 24 de junho, às 17h, o estacionamento da Secretaria do Desenvolvimento Agrário será palco do nosso tradicional Arraiá da SDA, com muita música, animação e aquele espírito de confraternização que faz parte das festas juninas.

A programação conta com shows de Dose Dupla e Trio Forrozim, além da transmissão ao vivo do jogo Brasil x Escócia em telão para ninguém perder nenhum lance.

Vista seu traje junino, reúna os colegas e venha celebrar com a gente!

📍 Estacionamento da SDA
🗓️ 24 de junho (quarta-feira)
⏰ 17h

💚💛 Esperamos você para uma tarde de alegria, forró e muita torcida! 🌵⚽🎉

SDA promove palestra sobre prevenção e combate ao assédio moral

Como parte das ações voltadas à promoção de um ambiente de trabalho mais saudável, respeitoso e acolhedor, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou, nesta quarta-feira (17), às 9h, no Auditório da instituição, a palestra “Prevenção e Combate ao Assédio Moral”

A atividade teve como objetivo sensibilizar servidores e colaboradores sobre a importância da construção de relações profissionais pautadas pela ética, pelo respeito e pela valorização das pessoas. Durante a palestra, foram abordados conceitos relacionados ao assédio moral, formas de identificação, impactos na saúde e no ambiente organizacional, além de orientações sobre prevenção e enfrentamento dessas práticas.

A iniciativa integra o compromisso da SDA com a promoção de uma cultura institucional baseada no diálogo, na convivência harmoniosa e na garantia de um ambiente de trabalho seguro e livre de qualquer forma de violência ou discriminação.

2ª edição do Terras Secas destaca sustentabilidade e lança plano estadual de combate à desertificação

Ambientalistas, estudantes, especialistas e pesquisadores participaram, nesta terça-feira (16), da segunda edição do evento Terras Secas, realizada na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em Fortaleza. A iniciativa reuniu representantes de instituições públicas, comunidade acadêmica e organizações ligadas à temática ambiental para discutir os desafios e as soluções voltadas à convivência sustentável com o semiárido cearense.

Realizado pela SDA, pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o encontro teve como tema “Prevenir a desertificação e fortalecer a sustentabilidade no semiárido”. A programação abordou estratégias de adaptação às mudanças climáticas, ações de restauração da Caatinga e alternativas para impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.
Representando a secretário da SDA, Taumaturgo Júnior, o secretário executivo Marcos Jacinto destacou a importância da articulação entre diferentes setores da sociedade para o enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas e da desertificação. “Para a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, tivemos muita alegria de ter sediado a segunda edição do seminário Terras Secas, um momento importante de reunir a academia, pesquisadores, professores, técnicos e técnicas, agentes públicos, para um amplo debate sobre as mudanças climáticas e o combate à desertificação. E dentro da programação, além de todos esses painéis, as mesas de debate, a gente teve dois momentos importantes, que foi o lançamento do Plano Brasileiro de Combate à Desertificação aqui no Estado do Ceará e também o lançamento do Plano Estadual de Combate à Desertificação. Então é essa a perspectiva, para a gente poder juntar governos, sociedade civil, para que a gente possa ampliar o debate, mas também fortalecer as ações e as políticas que possam mitigar os efeitos das mudanças climáticas e também da desertificação aqui no nosso Ceará”, destacou. O evento contou também com a presença da secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes.
O secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Ramon Rodrigues, ressaltou a relevância do evento para integrar experiências e transformar estudos em ações concretas voltadas ao desenvolvimento sustentável do semiárido. “Este é um importante evento para a troca de experiências e boas práticas no combate à desertificação e às mudanças climáticas. Apesar de ser um tema discutido há muitos anos, ainda há muito a ser feito, principalmente em relação à sustentabilidade do nosso bioma. Hoje, contamos com a participação de representantes dos governos federal, estadual e municipal, além do Poder Legislativo, que buscam integrar ações já desenvolvidas e estudos realizados, transformando-os em projetos concretos capazes de gerar mais sustentabilidade para as comunidades do semiárido nordestino”, detalhou o titular da SRH.

Intercâmbio de experiências e lançamento de plano estadual

Além dos debates, o evento serviu como espaço para o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre pesquisadores, gestores públicos e especialistas que atuam na preservação ambiental e na gestão dos recursos naturais no Ceará. O diretor técnico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Francisco Vasconcelos Júnior, destacou a importância da integração entre ciência e gestão pública no enfrentamento dos desafios climáticos do semiárido.
“O papel da Funceme no Terras Secas 2 é unir a ciência climática com a informação, trazendo dados e informações espaciais que contribuam para o desenvolvimento, a produção e também para a tomada de decisão do agricultor, permitindo que ele aprimore sua produção dentro do nosso semiárido. As mudanças do clima trazem uma pressão cada vez maior para essa região. Contudo, a conexão com a SRH, a Sema e, principalmente, o trabalho integrado entre as instituições nos fortalece na construção da resiliência necessária para enfrentar esses desafios.”, afirmou o representante da Funceme.

Durante a programação, foi lançado o Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca do Ceará (PAE-CE), instrumento estratégico que orientará ações de enfrentamento à degradação ambiental e fortalecimento da resiliência das populações que vivem nas áreas suscetíveis à desertificação.

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Karyna Leal, destacou o caráter participativo da construção do documento e sua importância para o futuro sustentável do estado. “Hoje entregamos um plano que passou por rigoroso processo de atualização e que foi construído de forma participativa. Ele é o resultado do diálogo, da ciência e da sabedoria e conhecimento popular. E coube a Sema a responsabilidade de conduzir essa revisão e atualização. O que só foi possível graças ao apoio fundamental do MMA, do Proades, e claro, das equipes técnicas da Sema, SDA, SRH e Funceme. O PAE não é apenas um documento com um conjunto de regras e metas. Trata-se de um pacto em prol da sustentabilidade local e regional. Um caminho para a ação. Escolhemos desafiar a desertificação e transformar a terra seca em terra de oportunidades”, pontuou.

Palestra Prevenção e Combate ao Assédio Moral

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário convida servidores, colaboradores e demais interessados para a palestra “Prevenção e Combate ao Assédio Moral”, um momento de reflexão, conscientização e fortalecimento de relações de trabalho pautadas no respeito, na ética e na valorização das pessoas.

📅 Data: 17 de junho
🕘 Horário: 9h
📍 Local: Auditório da SDA – Av. Bezerra de Menezes, 1820, São Gerardo, Fortaleza/CE

Sua participação é fundamental para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável, acolhedor e livre de qualquer forma de assédio.

Participe! 🤝💚

📣 É amanhã! 📣


Nesta terça-feira (16), a SDA, a SEMA, a SRH e a Funceme realizam o evento Terras Secas II – Prevenir a desertificação e fortalecer a sustentabilidade no semiárido, reunindo especialistas, pesquisadores e representantes de instituições públicas para debater estratégias de adaptação às mudanças climáticas, restauração da Caatinga e desenvolvimento sustentável para as comunidades rurais.

Durante o evento, será lançado o Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca do Ceará (PAE-CE), um importante instrumento para fortalecer a resiliência climática e promover a sustentabilidade no território cearense.

Confira a programação.

📍 Auditório da SDA
📅 16 de junho
⏰ A partir das 8h

SDA promove palestra sobre gestão de resíduos em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Colaboradores da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) participaram, nesta terça-feira (9), da palestra “Gestão de Resíduos”, promovida pelo Projeto São José em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A atividade foi realizada com o objetivo de sensibilizar os servidores e fortalecer as ações voltadas à sustentabilidade e à gestão ambiental no ambiente institucional, envolvendo colaboradores de todo o Sistema SDA.

A formação contou com as presenças do secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, e com a secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes. A palestra foi ministrada pela coordenadora de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), Caroline Rosa, que abordou práticas relacionadas ao gerenciamento adequado de resíduos, à preservação ambiental e à adoção de hábitos sustentáveis no cotidiano das instituições públicas.

A iniciativa reforça o compromisso da SDA e do Projeto São José com a promoção da consciência ambiental e o fortalecimento de práticas sustentáveis no serviço público. A ação contribui para a preservação dos recursos naturais e para a melhoria da qualidade de vida da população.

SDA promove ação em alusão do Dia Mundial do Meio Ambiente


O Projeto São José vai comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta terça-feira (9). Será um evento voltado aos colaboradores do Sistema SDA, com o objetivo de promover a sensibilização e o fortalecimento das ações relacionadas à sustentabilidade e à gestão ambiental no ambiente institucional.

A programação contará com:

* 08h – Café da manhã de acolhimento
* 09h – Abertura
* 09h30 – Palestra da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA), com o tema “Gestão de Resíduos”

SDA reúne gestores municipais do Cariri para apresentar resultados e perspectivas para o desenvolvimento rural da região

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) promoveu, na última sexta-feira (29), um encontro com secretários municipais de Agricultura da região do Cariri, no município do Crato. A reunião reuniu lideranças e representantes de entidades ligadas ao setor para debater ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e ao desenvolvimento rural da região.

O encontro teve como objetivo alinhar estratégias, apresentar resultados de políticas públicas executadas pelo Governo do Ceará e discutir novas iniciativas para ampliar o apoio aos agricultores e agricultoras familiares dos municípios caririenses. Na ocasião, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Taumaturgo Júnior, apresentou um balanço das principais ações realizadas pela pasta entre os anos de 2023 e 2026. O gestor destacou investimentos, programas e projetos desenvolvidos em diferentes áreas, com foco na ampliação da produção, da segurança hídrica, da comercialização e da inclusão produtiva das famílias rurais.

O secretário destacou investimentos, programas e projetos desenvolvidos em diferentes áreas, com foco na ampliação da produção, da segurança hídrica, da comercialização e da inclusão produtiva das famílias rurais. Além de apresentar as ações já executadas, Taumaturgo Júnior também projetou as perspectivas e os investimentos previstos para 2026.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Mauriti, Milagres, Nova Olinda, Porteiras, Potengi, Salitre e Várzea Alegre.