A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna, promoveu nesta segunda-feira (22) a palestra “Gestão de Conflitos e Riscos Psicossociais”, ministrada pela psicóloga Juliana Fernandes. O evento reuniu colaboradores da SDA em um momento de reflexão e troca sobre a importância do diálogo e do cuidado no ambiente profissional.
Durante sua fala, o secretário da SDA, Moisés Braz, destacou a importância do diálogo nas relações interpessoais. “Muitas vezes, no cotidiano, não temos a oportunidade de conversar, de dialogar, de compartilhar nossas angústias. Ter alguém com paciência, alguém disposto a ouvir, é fundamental. Dialogar, colocar a cabeça no lugar ou simplesmente ter alguém para ouvir. Isso, de fato, faz toda a diferença. Portanto, fico muito feliz por este momento de troca e aproveito para agradecer a toda a nossa equipe, que organizou este momento tão importante”, elogiou.
A psicóloga Juliana Fernandes conduziu a formação abordando como identificar e gerenciar conflitos no trabalho, além de discutir sinais de desgaste emocional e formas assertivas de mediar as relações interpessoais. O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Taumaturgo Júnior, explicou que a iniciativa partiu do Programa de Integridade da SDA e das demandas reais de diálogo entre coordenadores, técnicos e servidores.
“Estamos conseguindo, nos últimos tempos, concretizar algumas dessas solicitações. Como disse o secretário Moisés, vamos seguir buscando efetivar outras ações e abordar temas igualmente relevantes, não apenas de caráter psíquico ou comportamental, mas também relacionados à gestão e ao funcionamento da Secretaria como um todo”, afirmou.
Relações interpessoais
Para o secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, o encontro é uma continuidade de esforços para melhorar as relações no ambiente institucional. “Na semana passada, tivemos um diálogo muito interessante sobre a prevenção da violência, que é uma ação estratégica do Governo do Ceará, aqui mesmo neste auditório, com um grande grupo de colaboradores. Hoje, retomamos essa abordagem com a palestra da psicóloga Juliana Fernandes, que, sem dúvida, ajudará a fortalecer cada vez mais as nossas relações, o nosso compromisso e o cuidado mútuo. Assim, seremos um time, uma equipe cada vez mais forte”, ressaltou.
Já a secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes, reforçou a importância da escuta e da troca constante para o trabalho cotidiano. “Quero destacar a importância deste momento de escuta, dessa troca constante, desse ir e vir, dessa relação que construímos enquanto gestores e técnicos para cuidar das pessoas no nosso fazer cotidiano. Penso que esse momento é fundamental. Além disso, esse debate é muito importante, especialmente ao sabermos que somos diversos em vários territórios e que temos um compromisso firme com a agricultura familiar”, concluiu.