Intranet SDA

Projeto São José promove workshop sobre sustentabilidade e os desafios no desenvolvimento rural

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José (PSJ), realizou nos dias 19 a 21 de fevereiro, o workshop Sustentabilidade 4.0. A atividade teve o objetivo de buscar inovações para o desenvolvimento rural em meio aos desafios e impactos das mudanças climáticas na agricultura familiar. A programação reuniu técnicos, técnicas e colaboradores no auditório da SDA.

A geógrafa e mestre Magda Maya apresentou os principais fatores e impactos gerados a partir da ação humana nas mudanças no meio ambiente e seus impactos nas populações mais vulneráveis, com os responsáveis pela produção de alimentos na agricultura familiar. Maya ressaltou a importância da ação no PSJ, sendo, segundo ela, a primeira iniciativa pública a buscar trabalhar com essa questão da sustentabilidade 4.0 em formato de maratona.

“O método utilizado já foi amplamente testado e validado em diversos outros cenários, mas essa foi a primeira vez no setor público e eu fico particularmente feliz por entender que se trata de uma imensa oportunidade de trazer benefícios em forma de inovação e soluções baseadas na natureza para a agricultura familiar”, destacou.

A programação contou com dois momentos, sendo o primeiro, de forma geral, apresentados aspectos e efeitos da sociedade para impactos ambientais. O segundo, voltado especificamente para técnicos e técnicas da Unidade de Gerenciamento do projeto do São José, que trouxe como desafio pensar de integrada com a natureza soluções para os problemas na política pública.

O grupo foi desafiado a pensar em soluções que pudessem envolver três importantes questões que transpassam projetos de impacto social, ambiental e econômico.

– O fortalecimento institucional para modelos de autorresponsabillidade, liderança e trabalho coletivo na natureza;
– A inclusão econômica, com modelos de eficiência territorial com compartilhamento de recursos na Natureza e modelos de comunicação na Natureza;
– O esgotamento/destino dos efluentes, para soluções baseadas na Natureza, e filtros e sistemas autolimpantes da natureza.

Para a gerente de fortalecimento institucional do PSJ, Karina Holanda, as capacitações ampliam o olhar da equipe para buscar soluções nos territórios onde o projeto atua. “A participação da equipe técnica do Projeto São José no Thinkathon é fundamental para o acesso a metodologias inovadoras, como o Biomimicry Thinking, que permitem desenvolver soluções baseadas na natureza para desafios da gestão pública. Essa abordagem fortalece a sustentabilidade e aprimora a eficiência das políticas implementadas pela SDA”, pontuou a gerent