O Projeto São José visitou, nesta quinta-feira (10), o Mercado Alimenta, em Fortaleza, para mais uma ação de escuta e conexão com os elos que sustentam a agricultura familiar no Ceará. A visita foi realizada em parceria com o Polvo Lab e a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, fortalecendo o diálogo entre produção, inovação e cultura alimentar.
Administrado pelo Governo do Ceará, o Mercado AlimentaCE é um dos equipamentos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes Belchior e que se consolidou como um espaço estratégico para a comercialização de produtos da agricultura familiar e da economia solidária. Conhecimento, ancestralidade e territórios se encontram diariamente no espaço, promovendo geração de renda, valorização cultural e segurança alimentar.
Durante a visita, foram discutidas possibilidades de articulação entre cooperativas, beneficiários e beneficiárias atendidas pelo Projeto São José e os espaços de comercialização como o Mercado AlimentaCE, com foco no alinhamento entre produção da agricultura familiar e demandas do consumo urbano consciente.
Para o coordenador da loja do Mercado AlimentaCE, Glauber Uchoa, a ação representa a integração de políticas públicas do Governo do Ceará.”O Mercado Alimenta é mais do que um espaço de comercialização, é um elo entre quem produz com dedicação e quem consome com consciência. Receber o Projeto São José e o Polvo Lab reafirma nosso compromisso em fortalecer essas conexões e construir, junto com a agricultura familiar, um futuro mais justo, saudável e sustentável para todos”, destacou.
Para Saulo Augusto, do Polvo Lab, a visita foi essencial para compreender, na prática, as dinâmicas de comercialização que conectam diretamente o campo à mesa do consumidor urbano. “Perceber que o Mercado AlimentaCE cumpre a função de fechamento de toda uma cadeia — que vai desde o pequeno produtor até o aprimoramento do produto — é reconhecer seu papel na oferta de alimentos saudáveis, com procedência e rastreabilidade, à disposição do consumidor. Trata-se de um investimento acertado, esteticamente bonito, que comunica de forma positiva a realidade da agricultura familiar”, frisou.
A presença da Escola de Gastronomia Social reforça a parceria permanente com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José. A colaboração tem garantido a participação de produtores do laboratório de inovação da Escola em eventos, feiras e ações do Projeto, fortalecendo cadeias produtivas locais e ampliando oportunidades de inclusão produtiva para quem vive da terra e dos alimentos.
“A parceria com o Projeto São José fortalece nossa missão de conectar conhecimento, tradição e inovação. Quando unimos esforços com políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento rural, conseguimos transformar a realidade de quem produz alimento com identidade e pertencimento. Essa aliança é o que nos permite chegar mais longe e mais fundo, promovendo dignidade e oportunidades para agricultores e agricultoras de todo o Ceará”, ressaltou a coordenadora de Cultura Alimentar e Pesquisa da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Vanessa Moreira.
A designer de serviços do Projeto São José, Elane Lima, acredita que valorizar a estética e a identidade visual dos produtos é também uma forma de abrir portas e ampliar o alcance da agricultura familiar cearense a novos mercados.”O Mercado AlimentaCE traduz, em cada prateleira, o potencial de uma cadeia produtiva que pulsa com diversidade, cultura e valor social. É uma vitrine viva da produção cearense e uma ponte concreta entre a agricultura familiar e o mercado. Quando falamos de design de produtos, rotulagem e apresentação, falamos também de dignidade e de pertencimento. Espaços como esse revelam possibilidades reais de inserção econômica para quem vive da terra, ao mesmo tempo em que valorizam histórias, saberes e sabores do nosso território”, afirmou.