O Governo do Ceará entregou, nesta terça-feira (16), 237 fogões industriais e 50 refrigeradores a cozinhas do Programa Ceará Sem Fome atuantes em 73 municípios do Interior. A entrega ocorreu na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em Fortaleza, com as presenças do governador Elmano de Freitas; da primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa, Lia de Freitas; do procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Filho; do secretário da SDA, Moisés Braz; entre outras autoridades.
Os equipamentos foram adquiridos em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da transferência de R$ 4,6 milhões oriundos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDID).
Elmano de Freitas agradeceu ao MPCE pela decisão de apoiar o combate à fome no Ceará. “Estamos entregando mais de 100 mil refeições todo dia ao povo cearense. Também estamos muito orgulhosos porque vamos dar um passo à frente, que é de garantir oportunidade de emprego e renda para as famílias que hoje recebem a quentinha”, enfatizou o governador.
A parceria para fortalecer o Ceará Sem Fome também foi destacada pelo procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Filho. “Os direitos à vida e à alimentação são a base da dignidade humana. O Ministério Público se orgulha de ser um dos apoiadores do Ceará Sem Fome, que é fruto do diálogo propositivo e contributivo entre o poder público e a sociedade civil, unindo esforços e recursos para combater a fome e a insegurança alimentar em nosso estado”, ressaltou.
Entre os critérios definidos para a disponibilização dos equipamentos foram considerados a situação atual dos equipamentos ou mesmo a carência de fogões e refrigeradores adequados para o trabalho das cozinhas. Outro ponto também é a quantidade de beneficiários em cada município. Essa avaliação foi realizada pela equipe técnica do Ceará Sem Fome junto às próprias cozinhas e também às Unidades Gerenciadoras.
“Os novos equipamentos vão otimizar o tempo de produção para manter o padrão de qualidade das refeições. Nossos voluntários são ótimos cozinheiros e cozinheiras. Vamos continuar a apoiá-los com equipamentos e qualificação profissional”, afirmou Lia de Freitas, primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa.
O secretário Moisés Braz falou da importância dessa rede. “O Ceará Sem Fome, por meio das cozinhas solidárias, consegue chegar a todos os municípios cearenses. Todos do Ceará abraçaram esse Programa”, completou.