
O espaço Casa Crioula, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) na CasaCor Ceará 2025, realiza nesta quinta-feira (23), às 19h, a roda de conversa “História de vida das guardiãs e guardiões de sementes”.
A atividade será mediada pelos guardiões Ivo Gomes e Gisley Lopes, que irão compartilhar suas vivências e experiências na preservação das sementes nativas, símbolos de resistência cultural e de valorização da agricultura familiar no estado.
SDA na Casa Cor
Idealizado pela arquiteta e ativista Stephanie Ribeiro, o espaço Casa Crioula é um ambiente dedicado à cultura alimentar e à agricultura sustentável, aproximando o público das práticas e saberes que fortalecem a identidade rural cearense. Com uma programação dinâmica, a SDA promove no local palestras, rodas de conversa e debates sobre agroecologia, sementes nativas e saberes tradicionais, reforçando o compromisso com a promoção de um desenvolvimento rural sustentável e inclusivo.
O espaço também conta com a participação de representantes das casas de sementes do Ceará, que compartilham histórias e experiências sobre preservação, troca de saberes e fortalecimento das comunidades rurais.