Intranet SDA

Convite | Solenidade de assinatura do termo de compromisso para coleta seletiva

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) firmarão, na próxima quinta-feira (10), um acordo de cooperação com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), com o objetivo de aderir à Coleta Seletiva Solidária. 

O evento contará com a presença dos titulares da SDA, Moisés Braz, da Sema, Vilma Freire, e da representante da entidade beneficiada com os materiais recicláveis, Associação Viva a Vida, Laudirene Teixeira.

SDA e Ematerce assumirão a responsabilidade de encaminhar corretamente os resíduos recicláveis não perigosos gerados em suas unidades, como papel, papelão, garrafas plásticas, copos descartáveis e metais, através da estruturação de um sistema de coleta seletiva voltado à reciclagem.

As iniciativas para colocar em prática a Coleta Seletiva Solidária nesses órgãos serão coordenadas pelas áreas administrativas responsáveis. A adesão ao projeto reforça uma das diretrizes estratégicas da SDA e vinculadas, no que se refere à promoção da sustentabilidade e boas práticas ambientais.

A Coleta Seletiva Solidária foi criada por meio do Decreto Estadual nº 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, reconhecendo o papel essencial dos órgãos públicos na promoção de uma gestão ambientalmente responsável dos resíduos, com o envolvimento direto de associações e cooperativas de catadores. A iniciativa visa à inclusão social e ao fortalecimento econômico desses trabalhadores por meio da destinação correta dos materiais recicláveis.