O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) realiza edição especial do Idace Debate dedicada ao Programa Cientista Chefe, nos dias 22, 25 e 27 de agosto, em parceria com a Funcap e a UFC. A programação contará com importantes lançamentos, dentre eles, o da plataforma digital Terra.Ce de governança fundiária e do Atlas da região costeira da Tatajuba.
Serão três encontros presenciais, reunindo pesquisadores, técnicos e gestores para apresentação de resultados de estudos estratégicos e inovadores para a regularização fundiária e o desenvolvimento rural sustentável no Ceará. As atividades ocorrem no Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), sempre pela manhã, a partir das 9 horas.
Programação:
22/08 – Lançamento da Plataforma Digital Terra.Ce
Coordenação: professora Maria Inês Escobar
Uma inovação histórica que contribuirá para o aumento da eficiência administrativa, transparência/controle social e o apoio à formulação de políticas públicas integradas. A ferramenta oferece dados georreferenciados e integrados sobre a malha fundiária do Ceará. Com isso, a gestão fundiária deixa de ser fragmentada e passa a operar com maior coerência interinstitucional. Um único ambiente digital, elaborado pelo prof. da UFC Wellington Sarmento, que reúne diversas informações de bases de dados diferentes. Usável em órgãos como Idace, SDA, IBGE e Incra, COGERH, SEDUC), reduzindo a sobreposição de ações e o retrabalho entre órgãos públicos. A atualização será praticamente em tempo real, com defasagem de um dia, garantindo informações atualizadas da regularização fundiária do estado, para a tomada de decisões estratégicas.
25/08 – Lançamento do Atlas | Dupla Afetação (Agrária e Socioambiental) em Tatajuba, Camocim
Coordenação: professor Jeovah Meireles
O estudo traz um modelo inovador de zoneamento, fruto de uma abordagem integrada e multidisciplinar com ampla participação social, unindo conhecimentos científico e tradicional para a gestão participativa do território de dupla afetação. Traz dados sistematizados sobre serviços e impactos ambientais, planos e ações coletivas para a sustentabilidade socioambiental. O material também apresenta instrumentos para desenvolvimento das práticas agroecológicos, turismo, uso e ocupação do solo, biodiversidade, dinâmica geoambiental e ecossistemas: fundamentais para o planejamento costeiro local. Está prevista a inclusão desse banco de dados nas plataformas de acesso e disponibilização para o Idace.
27/08 – Apresentação do Índice de Sustentabilidade dos Assentamentos Estaduais
Coordenação: professor Aécio Oliveira
Serão apresentados indicadores resultantes do trabalho de campo, que envolveu diálogos entre pesquisadores e moradores, garantindo a participação ativa de assentados e dirigentes de associações locais. Esses diálogos ajudaram a elaborar diagnósticos que apontam necessidades e prioridades para melhorar a qualidade de vida das famílias. Além disso, o estudo destacou as interações entre a “economia do assentamento” e a “economia da natureza”, reforçando a importância de relações ecológicas fundamentadas em princípios da agroecologia.
Saiba mais:
O Programa Cientista Chefe é uma iniciativa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) que conecta universidades e centros de pesquisa a órgãos públicos, promovendo soluções inovadoras e baseadas em evidências para demandas da sociedade. No Idace, o programa atua em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolvendo tecnologias e metodologias que fortalecem as políticas públicas voltadas à segurança jurídica da terra e à gestão territorial.
>A edição especial do Idace Debate será aberta ao público e é voltada a pesquisadores, estudantes, lideranças comunitárias, gestores e técnicos interessados em conhecer e discutir os avanços alcançados pelo programa.
SERVIÇO
Idace Debate – Ciclo de apresentações dos resultados do Programa Cientista Chefe
22, 25 e 27 de agosto, às 9h.
Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Av. Bezerra de Menezes. nº 1820 – São Gerardo
Gratuito.