Intranet SDA

SDA e BNDES debatem construção de plano de investimento para as cooperativas do Ceará

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, presidiu reunião com o representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Daniel Lopes, e com técnicos da SDA para tratar sobre o fortalecimento do cooperativismo no Ceará, nesta quarta-feira (19). A pauta do encontro foi a construção de um plano de investimentos para as cooperativas cearenses.

Durante a reunião, Moisés Braz reforçou a importância do apoio econômico às cooperativas. “A construção de um plano de investimento às cooperativas cearenses é fundamental para que possamos construir uma rede de oportunidades. Junto ao BNDES, a ideia é garantir recursos para organizar o sistema de cooperativismo no Ceará, traçando estratégias de fomento e comercialização dessas entidades, que são fundamentais para a cadeia produtiva e para a economia cearense”, destacou Moisés Braz.

O assessor da diretoria de crédito digital do BNDES, Daniel Lopes, reforçou o compromisso do banco com o cooperativismo cearense. “Nesta primeira reunião realizamos um trabalho bem interessante de discussão e alinhamento das ações de impulsionamento do cooperativismo no Ceará. Acredito que nos próximos encontros, a gente vai conseguir reunir as cooperativas, os bancos, parceiros e começar um trabalho de criação de créditos para a produção da agricultura familiar no nosso Estado”, alinhou.

A próxima reunião está marcada para 25 de fevereiro. O encontro contou também com as participações dos secretários executivos Marcos Jacinto e de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes, de técnicos da SDA, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Projeto São José, e das Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa).