Intranet SDA

Equipes da SDA e do Ceará Sem Fome se reúnem para fortalecer políticas públicas para 2025

A equipe do programa Ceará Sem Fome reuniu-se com os colaboradores da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), executora da Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPR), na segunda-feira (20). O encontro foi realizado no Salão Oval do Palácio da Abolição, em Fortaleza.

O momento discutiu como cada setor da SDA pode contribuir com o programa estadual, que é apontado como uma das maiores políticas de superação da pobreza do país. A reunião foi conduzida pela primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, junto ao secretário titular da SDA, Moisés Braz.

“Fecharemos em fevereiro, o segundo ano de execução desse programa. O Ceará Sem Fome é fruto da participação de cada um de vocês. Não é um programa novo, pois na verdade ele agrega tudo que já existe no Estado, inclusive as políticas públicas da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. A escuta aqui é para sabermos de que forma cada um pode contribuir ou continuar contribuindo por um Ceará Sem Fome”, iniciou a primeira-dama do Estado, Lia de Freitas.

O secretário da SDA, Moisés Braz, comentou que a reunião é “uma oportunidade de fazermos um balanço não só do Ceará Sem Fome, mas de todas as principais políticas existentes na SDA. A gente quer cada vez reafirmar a importância dessas políticas coordenadas pela SDA e de, sobretudo, tratar de como podemos ampliá-la”, destacou.

Além da pasta estadual, também estiveram presentes representantes das vinculadas à pasta estadual, como as Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace).

Apresentações

A primeira-dama começou apresentando a estrutura do Comitê Intersetorial de Governança e o balanço das ações de cada secretaria que compõe o órgão colegiado e seus quatro eixos: Acesso à Alimentação Saudável; Promoção da Produção de Alimentos; Qualificação, Empregabilidade e Geração de Renda; e Governança do Programa Ceará Sem Fome.

O momento foi seguido das apresentações realizadas pelo coordenador de cada setor da SDA e seus pontos de integração com o Programa Ceará Sem Fome. Foram apresentados sobre 12 políticas públicas conduzidas pela secretaria, sendo estas, o PAA Leite, Hora de Plantar, Mandalla, PAA Alimentos, Projeto Serão Vivo, Projeto São José IV, Projeto Paulo Freire, Assistência Técnica, Feiras da Agricultura Familiar, Tecnologias Sociais de 1ª e 2ª Água, Fedaf e Regularização Fundiária.

O coordenador do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária da SDA, Francisco Vital, por exemplo, comentou sobre os pontos de convergências entre o programa e o PAA Leite, que atua com o abastecimento alimentar de famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social, por meio da distribuição gratuita de leite.

“A gente está contribuindo bastante com o programa, porque as famílias que são beneficiadas pelo PAA leite são escolhidas pelas secretarias de assistência social. Então, estamos muito ligados, antenados e afinados com o Ceará Sem Fome e queremos contribuir muito mais. A nossa ideia é renovarmos os termos de adesão com os novos prefeitos e a ideia é que possamos estabelecer uma porcentagem direcionada para as cozinhas do Ceará Sem Fome. Essa é uma ideia para atender ao pedido que a primeira-dama tem feito sobre de que forma podemos contribuir mais”, revelou.