O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) intensifica seu compromisso com a preservação do meio ambiente por meio da coleta seletiva de materiais recicláveis na sede da autarquia, em Fortaleza. Nesta terça-feira (19), representantes da Associação Viva a Vida visitaram os setores do Idace para tirar dúvidas sobre o processo de reciclagem, além de explicar o caminho percorrido pelos itens do descarte até a fabricação de novos produtos.
O Idace e a Associação Viva a Vida assinaram termo de compromisso para implantar e supervisionar a coleta seletiva solidária interna, evitando o descarte incorreto. O acordo tem assessoramento da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema).
Cerca de 80 kgs de papéis, papelões, vidros e outros descartáveis já foram recolhidos no órgão de terras em três meses. Para facilitar a prática sustentável, alguns cestos estão posicionados em locais estratégicos nas dependências do Idace. Os materiais coletados são enviados à Associação mensalmente.
Para a diretora administrativ-financeira do Idace, Cláudia Teixeira, apesar de a coleta seletiva ainda estar distante da cultura da sociedade, a mobilização dentro da autarquia desperta uma reflexão nos(as) funcionários(as) quanto ao impacto positivo que se pode gerar. “Essa mudança começa no ambiente de trabalho e expande-se ao nosso cotidiano familiar, em que repensamos nossos hábitos. Nossa admiração às mulheres que fazem esta associação e agradecimento aos que colaboram com esta iniciativa”, afirma.
Laudirene Sousa, uma das representantes da Associação, ressalta que esse trabalho é realizado há 23 anos. “Somos catadoras com muito orgulho”, defende.
O que é ou não reciclável
A coleta seletiva é um processo que envolve a separação, a coleta e o transporte de resíduos recicláveis, com o objetivo de reaproveitar esses materiais, reduzir o volume de lixo enviado a aterros sanitários e minimizar os impactos ambientais.
Os itens costumam ser separados em categorias como:
• Plástico (garrafas PET, embalagens plásticas, sacolas);
• Papel (jornais, revistas, papelão, papeis de escritório);
• Vidro (garrafas, frascos e potes);
• Metal (latas de alumínio, embalagens de aço, etc)
Não são recicláveis:
• Itens contaminados (como papeis engordurados e guardanapos usados);
• Plásticos de difícil reciclagem (como isopor e embalagens metalizadas);
• Certos tipos de vidro (espelhos, vidros temperados)
• Metais tóxicos (aerossois, panelas antiaderentes)
• Produtos compostos ou perigosos (fraldas descartáveis, pilhas e baterias).
• Esses materiais geralmente precisam de descarte especial.
Serviço
Coleta seletiva solidária no Idace
Procure um dos cestos adequados para o descarte
Mais informações: Diretoria Administrativo-financeira do Idace
Associação Viva a Vida
Endereço: Avenida Domingos Olímpio, s/n – Farias Brito (Por trás da Igreja Nossa Senhora das Dores)