Intranet SDA

SDA na Expocrato 2024

O primeiro dia de atividades do estande da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) na 71ª edição da Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato) foi marcado por uma roda de conversa sobre reúso de água cinza e pela entrega de títulos, na segunda-feira (15). Já no Georpark Araripe, foi lançado o edital do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf).

Nesta 71ª edição, a SDA abriga um estande com uma programação diversificada entre palestras, formações, debates, apresentações de artistas locais, exposição de produtos da agricultura familiar e estúdio de podcast, entre outras atrações. Na manhã do primeiro dia de atividades, nesta segunda-feira (15), sob orientação da Coordenadoria do Abastecimento de Água e Esgotamento (Coágua), foi realizada uma roda de conversa sobre o reúso de água cinza e fossa ecológica. O bate-papo reuniu agricultores, produtores rurais, técnicos da SDA e visitantes no espaço da SDA na Expocrato.

Às 18h, 1.591 títulos de terras foram entregues a agricultores e agricultoras familiares das regiões do Cariri e Centro Sul. O superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), João Alfredo, ressaltou a importância da cidadania agrária para os cearenses. “O nosso trabalho é importante porque o trabalho do Idace reconhece o direito à terra. O foco é garantir cidadania agrária e bem viver para os cearenses. O compromisso do governador Elmano de Freitas é dar segurança às famílias do campo, do reconhecimento ao direito à terra”, frisou.

O agricultor Henrique Alves Neto, de Quixelô, estava feliz durante o recebimento do documento. “Estar com esse título nas mãos é um prazer muito grande. Há muito tempo eu esperava esse documento. E agora estou recebendo o título de terra. Graças a Deus”, agradeceu o produtor rural.

Estande da SDA

Na terça-feira (16), o Idace ministra o minicurso GPS Geodésio. Na quinta-feira (18), o auditório da Universidade Regional do Cariri (Urca) sedia o seminário Resiliência Climática, também promovido pela secretaria.

Neste ano, o estande da SDA tem ainda atendimentos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). A Semace faz emissão de Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC) e de Cadastro Ambiental Rural (CAR). Já a Adece realiza atendimento pelo Ceará Credi às cooperativas.

Abertura oficial da Expocrato

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, representou o governador do Ceará, Elmano de Freitas, na abertura da 71ª edição da Expocrato, no domingo (14). O evento segue até o dia 21 de julho, no Parque de Exposições Pedro Felício, no Crato.

O titular da SDA ressaltou a força econômica da Expocrato. “Nós estamos apresentando para o Nordeste, para o Brasil, a maior exposição agropecuária do Norte e Nordeste. A Expocrato é um espaço potente para os trabalhadores, produtores e um espaço de negócios para toda a região. E hoje nos reunimos aqui para celebrar a abertura dessa grande festa. Viva a Expocrato, viva o povo do Crato”, frisou Moisés Braz.

Sobre a Expocrato

A Expocrato 2024 tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 150 milhões na economia cearense neste ano. Um evento que gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, de acordo com a organização. O evento segue até 21 de julho, no Parque de Exposições Pedro Felício, no Crato.