Intranet SDA

SDA na NaturalTech: Estande do Ceará ganha selo “Viva Verde”

O estande do Ceará na maior feira de produtos naturais e orgânicos da América Latina, a Naturaltech, em São Paulo, foi um dos ganhadores do “Viva Verde”. O reconhecimento foi distribuído aos espaços com iniciativas de redução de resíduos, implementação de sistemas de coleta e reciclagem, ou de adoção de soluções criativas para demonstrações e degustações na feira.

O coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, agradeceu a entrega do selo. “Estamos muito felizes pelo reconhecimento do esforço da nossa equipe. O selo “Viva Verde” confirma que o estande do Ceará, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), do Projeto São José (PSJ), da cearensidade, tem todo cuidado com a questão da sustentabilidade. É uma importante conquista para nós pois demonstra a responsabilidade do Governo do Ceará com as questões socioambientais”, destacou.

Ao cumprir os requisitos para o reconhecimento da honraria, os expositores ou estandes são agraciados com o selo “Viva Verde”, explica a representante da LC Ambiental, Débora Jacob. “Nossa equipe tem passado pelos estandes conferindo quais estão usando materiais biodegradáveis e que não poluem a natureza. Assim, a honraria é um reconhecimento de que o estande tem gerado menos resíduos durante a feira, trazendo impacto positivo para o meio ambiente. E o Ceará garantiu o selo ‘Viva Verde”, uma parceria da Francal com o evento”, detalhou.

Na edição de 2023, as feiras Bio Brazil Fair | Biofach America Latina e Naturaltech geraram 100 toneladas de materiais descartados. Desse volume, 99,3% dos produtos coletados passaram por reciclagem. Entre os resíduos reciclados, 48% eram de origem orgânica, que foram encaminhados para compostagem.

Ceará na Naturaltech

Neste ano, o Ceará estreou na Naturaltech. Ao todo, dez cooperativas e produtores da agricultura familiar apoiados pela SDA, via PSJ, apresentam produtos da agricultura familiar no evento.

O estande do Ceará tem produtos como cajuína, mel, óleo de coco agroecológico, rapadura pré-treino, geleias, paçoquinha e pasta de castanha de caju, entre outros.

No ano de estreia, o Ceará leva inovações para a Naturaltech como a pasta de alho, outros itens como mel de abelha orgânico em sachê e em bisnaga, farinhas e fécula de mandioca. A tradicional castanha – nas versões natural, natural orgânica e torrada salgada – marca presença no evento.

Nas bebidas, os destaques do estande são as cajuínas tradicionais e vegana. Os doces, biscoitos, rapaduras e mel ocupam o estande cearense. O Ceará também leva moda para a feira com a renda de filé. A 18ª edição da Naturaltech segue até sábado (15).

Estão presentes na feira a Terra Conquistada – marca que leva produtos da Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas Assentados e Assentadas da Reforma Agrária (Cooperamel), da Cooperativa Regional de Produção Agroindustrial Luiz Carlos (Coopalc), a Cooperativa Regional dos Assentados da Região Litoral Norte (Coopranorte), a Cooperativa Agropecuária do Trairi (Cooperai), a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Ceará (Coopafesp), a Central de Cooperativas Copacaju (Copacaju), a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar e Biocombustível do Ceará (Cooperbio), a Associação Comunitária Filhas de Santa Luzia e o Grupo Balanço do Coqueiro, de Itapipoca.

Sobre a Naturaltech

Reconhecida como líder no mercado, a Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech 2024 chega à 18ª edição e reúne os principais expositores de produtos naturais, integrais, probióticos, fitoterápicos, tratamentos complementares, nutrição esportiva, estética, além de ser uma impulsionadora de novos negócios. Possui área de exposição com centenas de marcas, palco de lançamentos, tendências de consumo e o encontro anual de negócios do segmento.